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Marcos do Desenvolvimento Infantil (6 – 12 anos) e da Adolescência

Desenvolvimento Infantil

Marcos do Desenvolvimento Infantil (6 – 12 anos) e da Adolescência

Marcos do Desenvolvimento Cognitivo, Social e Emocional em crianças dos 6 aos 11/12 anos e na Adolescência – Evoluções e Desafios

Infância (6 – 12 anos)
O desenvolvimento de uma criança, independentemente da fase em que se encontra, é marcado por inúmeras transformações e evoluções surpreendentemente incríveis aos olhos de quem com elas lida diretamente. Do ponto de vista da psicologia do desenvolvimento infantil (ciência que se dedica ao estudo do desenvolvimento da criança e do adolescente), este processo acontece em 3 grandes áreas essenciais:

Desenvolvimento Cognitivo
Vários são os atores que defendem que o desenvolvimento cognitivo não pode ser dissociado do crescimento físico, e que a inteligência se constrói mediante a interação que temos com o meio em que vivemos .
Ao pensarmos nesta faixa etária, pensamos automaticamente no 1º ciclo do ensino básico (período compreendido entre 1º e o 4º ano), surgindo a fase das operações concretas . Neste período, observam-se grandes alterações qualitativas; a criança adquire capacidade de raciocinar sobre o mundo de forma lógica (abandonado a perspetiva mágica que a caraterizava até então). Este raciocínio só é possível se for feito de forma concreta, ou seja, a criança tem de ver, pegar e experimentar (por isso mesmo, as aulas têm atividades práticas, tais como efetuar operações matemáticas com objetos reais, analisar a conta da água ou da luz, sair para o exterior para fazer um trabalho sobre o ciclo da água, etc.). É também suposto que desenvolvam:

  • Pensamento/noção espacial (ex.: interpretar um mapa ou calcular o tempo que demoram a fazer o trajeto casa – escola);
  • Noção causa-efeito: perceber que um determinado comportamento ou condição vai afetar o resultado (ex.: se não estudar, provavelmente terá uma nota baixa ou se não partilhar as minhas coisas, provavelmente os outros também não vão querer partilhar as delas comigo);
  • Saber dividir conceitos em categorias, classes e subclasses (ex.: perceber que dentro da classe Animais, pode-se subdividir em Animais Domésticos, Selvagens e do Campo);
  • Resolver problemas matemáticos com recurso às 4 operações (soma, subtração, multiplicação e divisão).

Desenvolvimento Emocional e Social
Tomar consciência do que são emoções, quais são, para que servem e, principalmente, saber aceitá-las e lidar com elas, é talvez o trabalho mais desafiante para as crianças e para quem com elas partilha esta fase do desenvolvimento. É aqui que a criança toma consciência dos seus próprios sentimentos e os dos outros; começa a controlar melhor as suas emoções em situações sociais – é aqui que o papel dos pais, educadores, professores e/ou cuidadores assume uma importância crucial (se uma criança agride física e/ou verbalmente alguém porque foi contrariada, é o adulto que deve mostrar-lhe que tal pode não ter sido o mais correto e ajudá-la a desenvolver estratégias que não envolvam agressão.
A família e os contextos onde se insere a criança (Escola, Clube de Futebol, Academia de Ginástica, etc.) são cruciais no desenvolvimento emocional e social ajustado. O relacionamento com crianças da mesma idade é fundamental para desenvolver a sua própria identidade, competências de comunicação, liderança, cooperação e cumprimento de regras – tornam-se cada vez mais autónomas e independentes.
Claro está que todas estas mudanças acarretam, algumas vezes, alterações comportamentais, tais como comportamentos opositor e desafiador, mede de ir para a escola, dificuldades em fazer amigos ou em saber lidar com a rejeição de colegas.

Adolescência
A adolescência (do latim adolescere, significando crescer) corresponde a um período da vida caracterizado por crescimento e desenvolvimento biopsicossocial marcados, o qual decorre entre o final do período de criança (~10 anos) e a idade adulta.
Embora a adolescência pareça um período turbulento, ela é também um período de grande potencial para que os jovens explorem mais profundamente o mundo que os cerca, permitindo-lhes que cresçam fisicamente, experimentem novas atividades, comecem a pensar de modo crítico, e desenvolvam relacionamentos mais variados e complexos. Estas mudanças ocorrem a nível:

  • Físico – alterações hormonais e no desenvolvimento:
    — apesar de algumas mudanças físicas que ocorrem durante o período da adolescência serem internas e não visíveis, outras podem ser facilmente vistas pelos outros. Estas mudanças corporais óbvias podem afetar a forma como adultos e colegas de ambos os sexos veem e tratam os jovens. As mudanças que ocorrem tanto fora quanto dentro do corpo durante a adolescência acontecem por meio de um processo chamado “puberdade”.
    Apesar dos principais marcos do desenvolvimento físico da adolescência acontecerem a todos, o tempo destes marcos varia muito, tanto entre os sexos quanto dentro deles. Alguns adolescentes exibem sinais físicos de maturidade mais cedo do que seus pares, enquanto outros os exibem mais tarde. Por exemplo, as mudanças físicas visíveis nos homens geralmente começam alguns anos depois de começarem nas mulheres. O momento da primeira menstruação de uma mulher também varia: as meninas podem apresentar sua primeira menstruação desde os 8 até os 16 anos.
  • Cognitivo – alterações no modo de funcionamento do cérebro:
    — diz respeito às alterações cerebrais que preparam as pessoas a pensar e a aprender. Assim como na primeira infância, os cérebros na adolescência sofrem crescimento e desenvolvimento expressivos. Estas mudanças reforçarão a capacidade dos adolescentes de tomar e executar decisões que os ajudarão a prosperar agora e no futuro.
    Apesar destas mudanças serem rápidas, estes processos levam tempo. Diferentes partes do cérebro desenvolvem-se em diferentes momentos, com a parte do cérebro responsável pelo pensamento abstrato, planeamento e tomada de decisões desenvolvendo-se por último. No geral, o cérebro não está totalmente desenvolvido e protegido até meados da década dos vinte anos.
  • Emocional – como os adolescentes processam as emoções e o stress:
    — este considera-se saudável quando é marcado por uma capacidade crescente de perceção, avaliação e controlo de emoções. Este é um processo biológico impulsionado por mudanças físicas e cognitivas e fortemente influenciado pelo contexto e ambiente. O processo de desenvolvimento emocional oferece aos adolescentes a oportunidade de desenvolver habilidades, descobrir qualidades únicas e desenvolver forças para uma saúde ideal.
    As mudanças físicas aumentam a capacidade dos adolescentes para a consciência emocional, autocontrolo e empatia, mas o desenvolvimento emocional é fortemente influenciado pelo contexto. Isto significa que muitos aspetos da vida dos adolescentes podem influenciar o seu desenvolvimento emocional. Entre eles destacam-se a autoestima, a formação da identidade e o stress.
  • Social – mudanças nos relacionamentos familiares, sociais e afetivos:
    — este leva os adolescentes dos papéis limitados da infância aos papéis mais amplos da vida adulta. Para os jovens, esta transição inclui a expansão dos seus círculos sociais e a expansão dos seus papéis sociais.
    Assim, construir novas conexões e estabelecer novas identidades fora do contexto da família é uma parte normal no desenvolvimento saudável. Interagir com as pessoas fora do círculo familiar pode ensinar aos adolescentes como manter relacionamentos saudáveis em diferentes contextos e identificar papéis que eles podem desempenhar na comunidade em geral. Ainda assim, é importante lembrar que os adolescentes precisarão de apoio quando experimentarem esses novos papéis.
  • Moral/Valores – como os adolescentes avaliam o seu lugar no mundo:
    — a adolescência é uma época em que as mudanças no cérebro estimulam os jovens a pensar sobre o mundo de modo mais profundo e abstrato. Este raciocínio ajuda a moldar a forma como os adolescentes visualizam e interagem com o mundo, e como eles começam a desenvolver a moral e os valores que se irão manifestar na sua vida adulta.
    Embora possa ser verdade que os adolescentes não pensem mais como crianças, eles ainda precisam de tempo e apoio, para processar novas ideias e modos de pensar. Como parte deste processo, os adolescentes muitas vezes questionam e desafiam regras e autoridades. Quando os adolescentes fazem perguntas, avaliam respostas e exploram novas ideias, estão a praticar as suas novas habilidades mentais e emocionais.
    Essa prática no pensamento abstrato ajuda a prepará-los para tomar decisões complexas e concretas na adolescência e na idade adulta.
    O processo de definição de valores também pode levar os adolescentes a envolverem-se com causas de interesse para eles e a se conectarem com a comunidade em geral. Esta conexão maior com o mundo, pode ajudar os adolescentes a fazerem escolhas positivas que projetam a sua saúde e o seu futuro.
    Tal como acontece com outros tipos de desenvolvimento, os adolescentes variam em função de quando e quão rápido eles estabelecem e mudam a sua moral e os valores. Esta variação também é afetada pelo quanto eles mudaram e dominaram habilidades noutras áreas. Especificamente, o desenvolvimento cognitivo, emocional e social pode ter um impacto sobre como os adolescentes moldam a sua moral e valores.
Daniela Gonçalves | Psicóloga | CP nº24091
Manuela Páris | Psicóloga | CPnº18677