Desenvolvimento Infantil: principais marcos a alcançar entre os 0 meses e os 5 anos de idade.
Os marcos do desenvolvimento são essenciais para entender o desenvolvimento das crianças dos 0 a 5 anos.
É importante conhecer os marcos do desenvolvimento da criança para identificar possíveis atrasos no desenvolvimento motor ou perturbações do neurodesenvolvimento. Quanto mais cedo verificarem esses marcos, mais fácil será descobrir e apoiar o desenvolvimento das crianças.
Salienta-se que cada criança se desenvolve no seu tempo, os marcos servem apenas como orientação para pais e cuidadores.
Na área da psicologia, devemos considerar os seguintes marcos do desenvolvimento: cognitivo, social, emocional.
Idade | Desenvolvimento Emocional
e Social |
Idade | Desenvolvimento Cognitivo |
2 meses | Fica mais calmo quando os cuidadores falam e interagem. | 3 meses | Segue objetos com os olhos, foca a atenção em faces e reconhece pessoas à distância.
Olha para as mãos e brinca com os dedos. Sorri e responde a faces familiares. |
4 meses | Sorri espontaneamente, ri-se em resposta a interações divertidas, inicia interações, tem autorregulação (acalma-se por pequenos períodos e pode levar as mãos à boca e chupar na mão), olha frequentemente para os pais, gosta de brincar com os outros e pode chorar quando para a brincadeira. Imita alguns movimentos e expressões faciais, como sorrir ou franzir a testa. | 4 meses | Inicia a coordenação oculomotora, alcança um brinquedo com uma mão, acompanha com os olhos objetos que se movam de um lado para o outro e reconhece caras familiares. |
6 meses | Conhece rostos familiares e começa a reconhecer um estranho, fica aborrecido se os pais não respondem ao seu início de interação, gosta de brincar com os outros, especialmente com os pais, responde às emoções de outras pessoas e muitas vezes parece feliz. Gosta de se olhar no espelho, responde a pessoas familiares, mostra interesse noutros bebés, tem o vínculo parental estabelecido (7 meses). | 6 meses | Olha à volta para objetos próximos. É muito ativo e curioso, leva objetos à boca, tenta alcançar os que estão fora do alcance e começa a transferi-los de uma mão para a outra. Se o objeto cai, esquece-o facilmente. |
9 meses | Reage aos estranhos e tem ansiedade de separação. Pode mostrar-se muito agarrado a adultos familiares, tem brinquedos preferidos, mostra conforto quando os pais regressam. | 9 meses | Observa o trajeto de um objeto a cair, distingue faces familiares de estranhos, procura objetos que perceba terem sido escondidos ou que tenham caído, coloca objetos na boca e aponta com o indicador. |
12 meses | É tímido ou nervosos com estranhos, faz gestos e expressões faciais variadas, chora quando o pai ou a mãe saem, mostra medo em algumas situações, tem coisas coisa e pessoas favoritas, reproduz jogos como “cuco”. | 12 meses | Procura facilmente objetos escondidos, copia gestos, começa a usar objetos corretamente (por exemplo, bebe por um copo), junta dois objetos, coloca-os e retira-os da caixa, explora de diferentes modos, aponta com o indicador, imita alguns gestos, segue instruções simples como “apanha o brinquedo”. Diz que não com a cabeça. |
18 meses | Mostra afeto com pessoas familiares, tem um objeto de transição (12-24 meses), faz birras, é muito “ligado” aos pais, brinca ao faz de conta simples, como alimentar uma boneca, aponta para partilhar interesses e agarra-se a pessoas e familiares perante situações novas. | 18 meses | Sabe a função dos objetos de uso comum, aponta para obter a atenção dos outros e para partes do seu corpo, segue instruções verbais sem gestos apenas com comando verbal, indica necessidade de ir à casa de banho e começa a imitar atividades domésticas. Exige muita atenção. |
2 anos | Faz birras, é desafiador, tem um pisco de agressividade (30 meses), mostra negativismo e é possessivo. Tem empatia (tenta confortar outras crianças), pode sorrir para os seus pares, é cada vez mais independente, imita os outros, especialmente adultos e crianças mais velhas, fica entusiasmado perante outras crianças. Brinca ao lado de outras crianças, mas começa a incluir amigos em jogos simples, tais como a “apanhada”. | 2 anos | Começa a organizar formas e cores, completa frases e rimas em livros familiares, fala sozinho enquanto brinca, constrói torres de quatro ou mais blocos e segue instruções com dois passos (vai buscar os sapatos e arruma-os no armário), nomeia objetos num livro de figuras, brinca ao lado de outras crianças, reconhece-se ao espelho, manifesta a sua vontade e reconhece dois terços do seu corpo (na boneca). |
3 anos | Tem amigos imaginários (3-7 anos de idade), participa em jogos cooperativos e inicia brincadeiras com os seus pares. Pode partilhar brinquedos, sentir-se culpado e triste quando magoa um amigo, mostra preocupação perante um amigo a chorar. Espera pela sua vez nos jogos, mostra afetos por meninos e emoções várias e já se separa facilmente da mãe ou do pai (por exemplo na escola). | 3 anos | Consegue brincar com brinquedos com botões e parte móveis, faz puzzles de diferentes formas e tamanhos, copia círculos, brinca ao faz de conta com bonecas, animais e pessoas, compreende o que significa “dois”, constrói torres com seis ou mais blocos, distraiu-se com facilidade, faz perguntas para obter informação e reconhece e emparelha seis cores. |
4 anos | Aumenta a capacidade de regular emoções como raiva e agressividade. Percebe regras como certo ou errado e pode resolver conflitos com diálogo e argumentação. Mostra arrependimento, culpa ou vergonha quando o seu comportamento é “mau”, e simpatia e cooperação pelos colegas. Tem maior criatividade ao brincar ao faz de
conta, e pode não distinguir a realidade da fantasia. Prefere brincar com outras crianças do que sozinho. |
4 anos | Nomeia algumas cores e alguns números, compreende a ideia de contar, tem maior noção de conceitos temporais, lembra-se de partes de uma história e compreende a ideia de “igual” e “diferente”, espera pela sua vez, brinca com o grupo de pares e resolve problemas simples do quotidiano. |