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Marcos do Desenvolvimento da Linguagem

Marcos do Desenvolvimento da Linguagem

“Sabemos que o Desenvolvimento da Linguagem e da Comunicação difere em cada criança, no entanto, as fases pelas quais passam são as mesmas. O processo de aquisição é complexo e desenvolve-se lentamente através de interações com pessoas e com o meio envolvente. São os adultos que promovem a interação e tornam os atos não intencionais em intencionais e por isso entendemos que se torna importante conhecer as fases deste desenvolvimento para uma promoção da Linguagem/Comunicação mais hábil”.

 

Desenvolver a comunicação na criança, é um pré-requisito muito importante para promover o desenvolvimento da fala e da linguagem. No entanto, por vezes, podem existir fatores que dificultam a aquisição de competências cognitivas ou intelectuais, motoras, sensoriais, relacionais e sociais. Nesse sentido, tomarmos consciência do que as nossas crianças devem ser capazes de realizar em cada etapa do seu desenvolvimento torna-se fundamental para corresponder ao estímulo adequado de forma a evitar complicações futuras.

Na tabela 1 encontram-se as aquisições esperadas em determinado intervalo de tempo (nota: esta meta temporal não é estanque, ou seja, depende de criança para criança).:

Idade Desenvolvimento Fonológico Desenvolvimento

Semântico/Sintático

Desenvolvimento

pragmático

0 – 6 meses Início da reação à voz humana (reconhecimento da voz materna);

Reage ao próprio nome;

Reage a diferentes a entoações de carinho ou zanga;

Vocalizações (palreio, lalação) com entoação.

 

 

 

 

 

Inicia a tomada de vez em processos de vocalização.

 

12 meses

Produção de alguns fonemas Compreensão de frases simples;

Holófrase (produção de palavras isoladas)

Vocaliza para pedir, dar ordens, perguntar, negar e/ou exclamar.
18 meses  

Produção de muitos fonemas

Inicio do uso de diferentes entoações

Cumpre ordens simples;

Compreende já dezenas de palavras;

Usa frases de 2 a 3 palavras (discurso telegráfico).

 

Usa palavras para pedir, dar ordens, perguntar, negar e/ou exclamar.

 

2 aos 3 anos

Produz diferentes fonemas;

Reconhece todos os sons da língua materna;

Melhora o controlo de:

– Volume

– Ritmo

– Intensidade da voz

Compreende centenas de palavras;

(objetos, partes do corpo, etc.

Produz frases;

Utiliza pronomes, flexões nominais e verbais e respeita regras básicas de concordância.

 

Usa frases para pedir, dar ordens, perguntar, negar, mentir, chantagear e/ou exclamar.

Usa as palavras “obrigada” e “se faz favor”.

 

4/5 anos

 

A articulação dos sons da fala torna-se precisa.

 

Atinge o conhecimento de 25000 palavras;

Compreende e produz muitos tipos de frases simples e complexas.

 

Torna-se eficaz nas conversações.

 

Ao longo da idade escolar

 

Aumenta o domínio das estruturas gramaticais complexas e expande o léxico.

 

Domina as regras pragmáticas dos diferentes ambientes/contextos em que se insere.

Para leituras mais aprofundadas sobre o tema, deixamos descritos outros aspetos importantes:

1 mês – o bebé começa a ser capaz de fixar o rosto do pai ou da mãe ficando cada vez mais interessado até esboçar um sorriso aberto. Se for correspondido com outro sorriso, tenderá a prolongá-lo. Já balbucia, emitindo breves sons de contentamento e segue os sons e a face.
2 meses – começa a palrar e a produzir vocábulos em resposta à estimulação quando brincam com ele. Chora quando quer chamar a atenção, começa a ser manipulador pois sabe que os pais respondem prontamente.
4 meses – geralmente já ri com intenção em resposta a estímulos que aprecia e chora em caso contrário. Começa a jogar com as suas novas aquisições, chora deliberadamente para chamar a atenção e após um compasso de espera volta a chorar com mais intensidade – é o chamado processo de causalidade: se tiver determinado comportamento sabe que obterá o resultado pretendido.
6/8 meses – já imita, tentando vocalizar com entoação, usa algumas consoantes: ma-ma, pa-pa, da-da, sem significado. Responde ao nome, grita para chamar a atenção dos adultos.
9/12 meses – começa a entender o “não”, usa palavras como mamã ou papá já com significado.
12 meses – já revela um entendimento do que ouve. Compreende ordens simples como “vai dar ao papá” ou “ vai buscar um brinquedo”, mostrando que sabe o que lhe estamos a dizer quer obedecendo quer mostrando claramente que não quer fazê-lo. Pode utilizar a linguagem gestual para se expressar, aponta para o que quer, acompanhando com gestos o seu discurso, mas muito poucas palavras serão percetíveis – eventualmente já diz mais alguns monossílabos, tais como “dá”, “olá” ou “não”.
15 meses – a criança é ainda muito trapalhona a falar, compreende tudo e faz-se entender quer por palavras quer por gestos, pode utilizar alguns substantivos isolados. Fala com entoação e ritmo, mesmo que impercetível pelos adultos e começa a mostrar frustração por não conseguir conversar ao ritmo que desejaria.
18 meses – utiliza várias palavras: bola, cão, nomes de algumas pessoas; identifica algumas partes do corpo; executa gestos mais complexos para se expressar.
2 anos – já utiliza alguns verbos e adjetivos como “é bonito” ou “quero aquilo”. Compreende ordens complexas sendo capaz de cumprir 2 a 3 ordens em sequência “vai buscar os sapatos e vai dar ao pai que está na sala”.
Já começa a utilizar o “eu”. Mesmo que ainda não fale, se a criança consegue expressar-se por gestos e utilizando a linguagem corporal então é porque já consegue descodificar o que lhe é dito. No fundo ainda que a maioria das expressões que usa sejam impercetíveis, a compreensão do discurso mostra que o desenvolvimento se está a processar. Algumas crianças que já falam, mas não conseguem expressar-se bem utilizam a linguagem gestual para dizerem o que querem.
3 anos – constrói frases mais elaboradas com 3 ou mais palavras. Já entende os contrários – cima/baixo, dentro/fora, pequeno/grande. Já consegue utilizar o plural e por vezes o feminino/masculino. Já sabe o nome e a idade. Começa a questionar-se sobre o “porquê” das coisas.
4/5 anos – discurso mais elaborado, constrói frases mais elaboradas, expressa-se bem, utiliza os tempos verbais adequados. Pode eventualmente revelar ainda dificuldades no que se refere à articulação e/ou dicção.
Idade Escolar – mudança na capacidade de definir palavras, aparecem as características de definição propriamente ditas; aumenta o léxico e dá-se o desenvolvimento do significado das palavras.
Marlene Sofia Martins | Terapeuta da Fala
Margarida Sousa | Terapeuta da Fala