Marcos do Desenvolvimento da Linguagem
“Sabemos que o Desenvolvimento da Linguagem e da Comunicação difere em cada criança, no entanto, as fases pelas quais passam são as mesmas. O processo de aquisição é complexo e desenvolve-se lentamente através de interações com pessoas e com o meio envolvente. São os adultos que promovem a interação e tornam os atos não intencionais em intencionais e por isso entendemos que se torna importante conhecer as fases deste desenvolvimento para uma promoção da Linguagem/Comunicação mais hábil”.
Desenvolver a comunicação na criança, é um pré-requisito muito importante para promover o desenvolvimento da fala e da linguagem. No entanto, por vezes, podem existir fatores que dificultam a aquisição de competências cognitivas ou intelectuais, motoras, sensoriais, relacionais e sociais. Nesse sentido, tomarmos consciência do que as nossas crianças devem ser capazes de realizar em cada etapa do seu desenvolvimento torna-se fundamental para corresponder ao estímulo adequado de forma a evitar complicações futuras.
Na tabela 1 encontram-se as aquisições esperadas em determinado intervalo de tempo (nota: esta meta temporal não é estanque, ou seja, depende de criança para criança).:
Idade | Desenvolvimento Fonológico | Desenvolvimento
Semântico/Sintático |
Desenvolvimento
pragmático |
0 – 6 meses | Início da reação à voz humana (reconhecimento da voz materna);
Reage ao próprio nome; Reage a diferentes a entoações de carinho ou zanga; Vocalizações (palreio, lalação) com entoação. |
|
Inicia a tomada de vez em processos de vocalização. |
12 meses |
Produção de alguns fonemas | Compreensão de frases simples;
Holófrase (produção de palavras isoladas) |
Vocaliza para pedir, dar ordens, perguntar, negar e/ou exclamar. |
18 meses |
Produção de muitos fonemas Inicio do uso de diferentes entoações |
Cumpre ordens simples;
Compreende já dezenas de palavras; Usa frases de 2 a 3 palavras (discurso telegráfico). |
Usa palavras para pedir, dar ordens, perguntar, negar e/ou exclamar. |
2 aos 3 anos |
Produz diferentes fonemas;
Reconhece todos os sons da língua materna; Melhora o controlo de: – Volume – Ritmo – Intensidade da voz |
Compreende centenas de palavras;
(objetos, partes do corpo, etc. Produz frases; Utiliza pronomes, flexões nominais e verbais e respeita regras básicas de concordância. |
Usa frases para pedir, dar ordens, perguntar, negar, mentir, chantagear e/ou exclamar. Usa as palavras “obrigada” e “se faz favor”. |
4/5 anos |
A articulação dos sons da fala torna-se precisa. |
Atinge o conhecimento de 25000 palavras; Compreende e produz muitos tipos de frases simples e complexas. |
Torna-se eficaz nas conversações. |
Ao longo da idade escolar |
Aumenta o domínio das estruturas gramaticais complexas e expande o léxico. |
Domina as regras pragmáticas dos diferentes ambientes/contextos em que se insere. |
Para leituras mais aprofundadas sobre o tema, deixamos descritos outros aspetos importantes:
1 mês | – o bebé começa a ser capaz de fixar o rosto do pai ou da mãe ficando cada vez mais interessado até esboçar um sorriso aberto. Se for correspondido com outro sorriso, tenderá a prolongá-lo. Já balbucia, emitindo breves sons de contentamento e segue os sons e a face. |
2 meses | – começa a palrar e a produzir vocábulos em resposta à estimulação quando brincam com ele. Chora quando quer chamar a atenção, começa a ser manipulador pois sabe que os pais respondem prontamente. |
4 meses | – geralmente já ri com intenção em resposta a estímulos que aprecia e chora em caso contrário. Começa a jogar com as suas novas aquisições, chora deliberadamente para chamar a atenção e após um compasso de espera volta a chorar com mais intensidade – é o chamado processo de causalidade: se tiver determinado comportamento sabe que obterá o resultado pretendido. |
6/8 meses | – já imita, tentando vocalizar com entoação, usa algumas consoantes: ma-ma, pa-pa, da-da, sem significado. Responde ao nome, grita para chamar a atenção dos adultos. |
9/12 meses | – começa a entender o “não”, usa palavras como mamã ou papá já com significado. |
12 meses | – já revela um entendimento do que ouve. Compreende ordens simples como “vai dar ao papá” ou “ vai buscar um brinquedo”, mostrando que sabe o que lhe estamos a dizer quer obedecendo quer mostrando claramente que não quer fazê-lo. Pode utilizar a linguagem gestual para se expressar, aponta para o que quer, acompanhando com gestos o seu discurso, mas muito poucas palavras serão percetíveis – eventualmente já diz mais alguns monossílabos, tais como “dá”, “olá” ou “não”. |
15 meses | – a criança é ainda muito trapalhona a falar, compreende tudo e faz-se entender quer por palavras quer por gestos, pode utilizar alguns substantivos isolados. Fala com entoação e ritmo, mesmo que impercetível pelos adultos e começa a mostrar frustração por não conseguir conversar ao ritmo que desejaria. |
18 meses | – utiliza várias palavras: bola, cão, nomes de algumas pessoas; identifica algumas partes do corpo; executa gestos mais complexos para se expressar. |
2 anos | – já utiliza alguns verbos e adjetivos como “é bonito” ou “quero aquilo”. Compreende ordens complexas sendo capaz de cumprir 2 a 3 ordens em sequência “vai buscar os sapatos e vai dar ao pai que está na sala”. Já começa a utilizar o “eu”. Mesmo que ainda não fale, se a criança consegue expressar-se por gestos e utilizando a linguagem corporal então é porque já consegue descodificar o que lhe é dito. No fundo ainda que a maioria das expressões que usa sejam impercetíveis, a compreensão do discurso mostra que o desenvolvimento se está a processar. Algumas crianças que já falam, mas não conseguem expressar-se bem utilizam a linguagem gestual para dizerem o que querem. |
3 anos | – constrói frases mais elaboradas com 3 ou mais palavras. Já entende os contrários – cima/baixo, dentro/fora, pequeno/grande. Já consegue utilizar o plural e por vezes o feminino/masculino. Já sabe o nome e a idade. Começa a questionar-se sobre o “porquê” das coisas. |
4/5 anos | – discurso mais elaborado, constrói frases mais elaboradas, expressa-se bem, utiliza os tempos verbais adequados. Pode eventualmente revelar ainda dificuldades no que se refere à articulação e/ou dicção. |
Idade Escolar | – mudança na capacidade de definir palavras, aparecem as características de definição propriamente ditas; aumenta o léxico e dá-se o desenvolvimento do significado das palavras. |