Desenvolvimento Motor na Infância – Marcos e Sinais de Alerta
“Os marcos do desenvolvimento motor são um fator importante para o desenvolvimento holístico da criança. A monitorização e estimulação corporal são importantes não só no processo de aprendizagem escolar, como na envolvência no meio social”
O desenvolvimento psicomotor infantil passa por 3 fases distintas:
- Fase inicial, onde as habilidades motoras básicas são adquiridas e aprimoradas.
- Fase elementar, marcada pela combinação e consolidação dessas habilidades, preparando a criança para a fase madura.
- Fase madura, onde as habilidades essenciais são utilizadas de forma mais eficiente e eficaz. Nesta fase, a criança é capaz de executar tarefas motoras de forma automática e coordenada, seja em atividades do dia a dia, recreativas ou competitivas. É o estágio final do processo, onde as habilidades motoras estão totalmente desenvolvidas e integradas.
Segundo a Organização das Nações Unidas, avaliações de marcos do desenvolvimento motor são necessárias para garantir educação de qualidade, pois o cuidado e os estímulos adequados recebidos nos primeiros anos de vida, bem como a aquisição de habilidades motoras dentro do esperado são fatores positivos para melhorar a função cognitiva e o desempenho escolar em idades posteriores.
Na tabela apresentada em baixo, encontram-se os marcos do desenvolvimento motor por faixa etária:
Ações motoras finas, sensitivas e percetivas | |
Rabiscar desenhos | a partir 12 meses |
Movimentos de pinça | a partir 12 meses |
Encaixar objetos em orifícios | a partir 24 meses |
Desenha um a linha vertical | a partir 30 meses |
Cortar papel com tesoura | a partir 36 meses |
Desenhar formas básicas (ex: círculo fechado) | a partir 36 meses |
Construir pontes e torres com blocos | a partir 36 meses |
Ações motoras grossas, sensitivas e percetivas | |
Movimentar os membros inferiores e superiores | 1 – 3 meses |
Sustentar a cabeça por mais tempo | 4 – 8 meses |
Manter-se sentado sem apoio | 6 – 9 meses |
Ficar em pé com apoio | 9 – 12 meses |
Ficar de joelhos | 9 – 12 meses |
Gatinhar | 9 – 12 meses |
Subir degraus com apoio sem alternar os pés | a partir dos 19 meses |
Chutar uma bola | a partir dos 24 meses |
Equilibrar sobre um dos pés | a partir dos 24 meses |
Saltar a pés juntos | a partir dos 24 meses |
Lançar uma bola com as mãos | a partir dos 35 meses |
Subir e descer escadas alternando os pés | a partir dos 36 meses |
Saltar com apoio unipedal | a partir dos 36 meses |
Importa referir que os meses de referência acima mencionados, não devem ser entendidos como uma regra absoluta. É normal que ocorram variações na ordem das aquisições mediante a criança em questão. Porém, deve sempre existir uma monitorização como forma de prevenção.
Os principais marcos do desenvolvimento motor infantil incluem a aquisição do controle de cabeça, o rolar, o arrastar e, mais tarde, o sentar, o gatinhar e a marcha. Durante o primeiro ano de vida, essas habilidades motoras fundamentais começam a desenvolver se, preparando a criança para se envolver no ambiente à sua volta.
À medida que a criança cresce, ela vai atingindo marcos motores mais complexos, como o gatinhar e a marcha. Essas conquistas motoras são essenciais para o desenvolvimento global da criança, pois permitem que ela se mova de forma independente e comece a interagir com o mundo a sua volta. O meio social e ambiental, é um dos fatores mais contributivo para o desenvolvimento e aquisição de competências motoras, quanto mais envolvência social e estimulação ambiental, mais fácil é para as crianças adquirirem competências motoras. O corpo humano tem memória muscular, e quando os movimentos são praticados e estimulados, adquire memória motora e começa a executar os movimentos involuntariamente.
O desenvolvimento das habilidades motoras grossas e de locomoção são fundamentais para aquisição de um programa motor necessário para realização de atividades diárias, melhoria das competências motoras e futuramente aprendizagens, como a escrita.
Assim sendo, observar e apoiar o desenvolvimento motor da criança, incentivando-a a explorar diferentes movimentos e atividades que promovam o aprimoramento de suas habilidades motoras é essencial, para esta atingir esses marcos motores, ela estará mais preparada para enfrentar desafios físicos e cognitivos à medida que continua a crescer e se desenvolver.
Os marcos do desenvolvimento motor são indicadores importantes do avanço das crianças na aquisição de habilidades fundamentais para a sua progressão em idades mais velhas, como no processo de aprendizagem escolar. Ao compreender e acompanhar esses marcos, pais, educadores e profissionais da saúde podem garantir um desenvolvimento saudável e adequado, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das crianças. É essencial estar atento a esses marcos e buscar apoio profissional caso haja qualquer preocupação em relação ao desenvolvimento motor da criança.