O Papel do Psicólogo
O Psicólogo exerce funções em diferentes áreas, no que diz respeito à Psicologia Clínica e da Saúde podemos ressalvar a avaliação e intervenção psicológica e psicopedagógica com crianças e adolescentes, abrangendo problemáticas do domínio cognitivo, comportamental, emocional, social e desenvolvimento mental. Tendo em conta o contexto e população que nos chega, crianças e jovens, na sua maioria, a intervenção é realizada, igualmente, com as famílias, mais especificamente com as dificuldades que os pais/cuidadores apresentam no exercício da parentalidade.
Tendo em conta as problemáticas identificadas, é prestado apoio psicoterapêutico e psicopedagógico, por meio de programas pré-estabelecidos e materiais de intervenção psicoeducativos e lúdico-pedagógicos. O envolvimento dos pais/cuidadores é crucial enquanto facilitadores da intervenção.
Outra população sobre a qual intervimos, é a população idosa, contudo com estes tendemos a realizar intervenção em grupo, incidindo na autonomia e funcionalidade, estimulação cognitiva, autoestima e adaptação à nova imagem corporal e suas limitações e processos de luto.
Toda a intervenção tem em vista o desenvolvimento biopsicossocial com adaptação às diferentes fases de vida e bem-estar dos indivíduos.