Aberto: Segunda a Sexta
Fale Connosco: +351 914 864 166
e-mail: info@inovaamente.pt

Dificuldades em regressar à rotina? Nós ajudamos!

rotina

Dificuldades em regressar à rotina? Nós ajudamos!

O tempo de férias deve ser um tempo de qualidade direcionado a momentos individuais para o autocuidado, momentos para o casal e momentos de qualidade com a família. São várias as atividades que podemos realizar nesses dias, normalmente, programamos alguns dias fora, quer seja na praia para relaxar ou a explorar locais novos. No entanto, é importante que aproveitemos esses momentos sobretudo para fortalecer laços com aqueles que mais amamos, mas que na correria do dia-a-dia nem sempre temos oportunidade de lhes dedicar o nosso tempo. Assim, podemos aproveitar para falar sobre os planos que temos para o futuro, para brincar com os nossos filhos, ir ao cinema, jantar fora, cozinhar juntos, visitar familiares distantes, ler aquele livro que tanto queremos, ou simplesmente fazer alguma coisa que habitualmente não temos tempo para fazer.

Contudo, depois de um período de férias é comum sentir dificuldades em regressar às nossas rotinas, o que pode originar emoções menos agradáveis, sobretudo quando, além das nossas rotinas, temos a nosso cargo as dos mais novos. Assim que pensámos que vamos voltar à normalidade uma série de problemas e preocupações surgem nas nossas cabeças: como vou conseguir colocar o meu filho na cama cedo? Como vou gerir a resistência dele em ir à escola? o que posso fazer para melhorar o rendimento dele na escola? entre tantos outros problemas e preocupações. É importante ter em mente de que os problemas que existem nas nossas casas, são comuns a muitos outros lares e que não devemos ter preconceito em partilhá-los com alguém ou procurar ajuda para conseguirmos gerir os problemas mais facilmente. Por isso mesmo, vamos falar sobre algumas estratégias para colocar em prática e tentar contornar alguns desses problemas. Vamos admitir o primeiro: tenho dificuldade em colocar o meu filho cedo na cama? Mas porquê? às vezes o pequeno tem apenas medo de se separar dos pais ou ficar preocupado com o que lhe pode acontecer enquanto estão a dormir, ou pode ter medo de monstros, de ladrões, dos pesadelos ou simplesmente está eufórico antes de ir dormir. Para resolver isto podemos fazer algumas coisas, como estabelecer um horário para deitar, criar uma rotina de final do dia com atividades mais calmas, avisar 15 minutos antes de deitar, ignorar os seus protestos, reforçar o seu comportamento corajoso, colocar objetos tranquilizadores perto da criança ou, assim que o deitar, dizer que vai lavar os dentes e depois o volta a ver, entretanto ele deve adormecer. Afinal, uma boa noite de sono ajuda a regular o comportamento, a melhorar a memória, a atenção e, consequentemente potencia o processo de aprendizagem, o seu bem-estar físico e psicológico.

Por último, mas não menos importante, devemos “treinar” as nossas competências de resolução de problemas 2 a 3 dias antes de regressar à normalidade, como forma de testar as estratégias adquiridas e corrigir pequenas dificuldades sem a pressão do dia D.

Se ainda assim, nenhuma destas estratégias surtir efeito pode sempre contar com profissionais qualificados que o ajudarão a encontrar as melhores soluções para as estas dificuldades, afinal os Psicólogos não existem só para tratar dificuldades de aprendizagem, ansiedade, baixa autoestima, distúrbios alimentares, a perturbação da hiperatividade e défice de atenção, problemas de comportamento ou depressão, por exemplo. Onde existir um problema ou uma dificuldade existe um psicólogo e uma solução.

Sandra Barbosa – Psicóloga